Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ciúmes: normal ou patológico?

Até que ponto este sentimento é uma pitada a mais nas relações amorosas entre  casais ou até mesmo nas amizades?

O ciúme representa o sentimento de medo de perder alguém que amamos e gostamos, claro que isso é algo que ninguém quer conviver. Ou quer? Tem aqueles que dizem não ter graça sem uma desconfiança na relação, outros dizem que é um zelo a mais, pensando assim não há problema algum em sentir ciúmes, cada um acha que sabe o que é "melhor" para suas relações, o fato é que o problema vem quando esta versão começa a ter um comportamento diferente e por que não usarmos o termo comportamento patológico.

No caso do ciúme patológico não é só a pessoa que sofre, mas aquelas que tem a relação principal que desencadeia o sentimento e em alguns casos outras pessoas do convívio do indivíduo (do trabalho, da escola e da família). Quando o medo de perder a pessoa amada toma proporções desconfortáveis e catastróficas ao relacionamento e a vida das pessoas envolvidas é hora de buscar tratamento.

Verdade, existe tratamento para ciúme patológico, é essencial o acompanhamento e tratamento psicológico, inicia-se o tratamento na busca do autoconhecimento, é extremamente importante entender os REAIS motivos que levam ao ciúme, muitas das vezes esses motivos são baseados em fantasias e não são fatos concretos, porém, na maioria das vezes o ciumento não consegue discernir entre o que é fato real e o que é fruto da sua imaginação.

Também é muito comum haver confusão entre amor e paixão, desejo e vontade chegando a obsessão, autoritarismo e necessidade de controle total da vida do outro, portanto antes de qualquer coisa é preciso compreender os sentimentos envolvidos.
Se você se familiariza com estes sintomas ou conhece alguém com os mesmos não espere o pior, procure um psicólogo(a) o quanto antes, LEMBRE-SE QUE O CIÚME PATOLÓGICO TEM CURA!!!

Entre em contato comigo mandando suas críticas, elogios ou sugestões para: PSICORODRIGUES@HOTMAIL.COM

Vitor Silva - Psicólogo, pós Graduado em gestão de RH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário