Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

SOMOS TODOS AYLAN KURDI



Olá amigos, inicio esta semana - 20 de junho de 2016 - fazendo uma breve reflexão sobre o dia mundial dos refugiados, esta data foi criada pela ONU com o objetivo de discutir com a sociedade em geral e os governos a ideia de respeito, solidariedade e responsabilidade com os povos refugiados.

Essas famílias sofrem perseguições e são obrigadas a fugir de suas casas, cidades e países deixando absolutamente tudo para traz, geralmente elas são perseguidas por suas escolhas políticas, religiosas, de gênero, por causa da sua etnia, raça, Etc.

Lamentavelmente, existem aproximadamente em nossa atualidade cerca de 60 milhões de seres humanos como eu e você, ao redor do mundo, que são obrigados a abandonarem seus sonhos por motivos de GUERRA, PERSEGUIÇÕES e CONFLITOS ARMADOS. A maioria destes refugiados são do Oriente Médio, África Central e Sudoeste Asiático, e são compostos em sua maioria em crianças e jovens com menos de 18 anos.

Eu não poderia deixar de lembrar da imagem do menino Sírio AYLAN KURDI  que morreu em uma praia da Turquia no ano passado (representado aqui por uma escultura na areia), esta imagem deu ouvidos aos gritos dos milhares de refugiados como ele que, neste momento em algum lugar do mundo, encontram-se  em situação desesperadora, onde necessidade básica é sinônimo de SOBREVIVÊNCIA.

Olhar para esta imagem é pensar e se perguntar: Fracassamos? No quê deu errado o ser humano? Com isso... poderemos nos acostumar com os KURDIs ao longo dos noticiários ou fazer alguma coisa para que, no mínimo, haja inconformismo e compaixão aqueles que, neste momento, precisam MAIS da nossa SOLIDARIEDADE.

SOMOS TODOS AYLAN KURDI!!!!!!!


terça-feira, 14 de junho de 2016

Quais os LEGADOS da olimpíada?

Olá amigos... minha pequena reflexão de hoje é a respeito do nosso tão desgastado futebol brasileiro, muitas pessoas que me conhecem sabem que eu fui atleta amador de futebol na adolescência, e como a maioria dos nossos jovens eu também naveguei nos mares sonhadores de um dia me tornar um "jogador de futebol profissional".

Logicamente o que atrai a grande maioria das nossas crianças e adolescentes para o mundo encantado do futebol está longe de ser um exemplo de boa conduta e ética profissional para todos nós. Digo isso por que convivi diariamente em regime de competição desleal durante toda a preparação "esportiva" amadora.

 O que acabamos de ver no último domingo  (12 de junho) sobre  a derrota da seleção brasileira para o Peru me faz pensar dois questionamentos principais neste contexto que descrevo: 1) Como está se sentindo e sendo tratado pelos seus conterrâneos o jogador Peruano que - desclassificou a seleção brasileira - com seu gol de BRAÇO estilo manchete do vôlei, extremamente ilegal e conscientemente feito pelo mesmo? 2) Invertamos toda esta situação, e se a seleção brasileira estivesse "ganho" nas mesmas condições em que sofremos a derrota?

Toda esta conduta da "malandragem" (ladroagem) futebolística é fruto direto do que está entranhado nos ensinamentos amadores das divisões de base dos nossos campos de futebol, do toma lá da cá ao vale-tudo para se chegar a vitória, perdemos e fomos anestesiados com nosso próprio veneno, e esta minha afirmação é feita dentro da nossa contemporaneidade tecnológica com milhares de aparatos que estão a disposição do melhoramento do esporte,  a FIFA em conjunto com a CBF, não se sabe o por que, ainda estão no século XIX do ponto de vista da transparência tecnológica, bastasse um replay para o árbitro validar o que o mundo inteiro viu, ou esperaríamos uma atitude excepcionalíssima do jogador peruano em confessar a malandragem dolosa do seu gol?

Por isso que me encanto cada vez mais com outras modalidades esportivas, posso citar o Tênis, onde o seu oponente tem a responsabilidade de marcar o ponto do adversário, e quando há dúvidas a respeito, entra o recurso da tecnologia para jogar luz sobre o lance obscuro. 

Talvez demoremos em deixar de ser o país deste futebol e se transformar no país do Golf, do xadrez, do Tênis, do atletismo, do Judô...

Por fim... as olimpíadas estão aí, uma ótima oportunidade para abrirmos os horizontes dos nossos jovens para a pluralidade de modalidades esportivas que venham a contribuir com o nosso maior LEGADO, que espero ser a ética, a transparência, a humildade e a LEALDADE.    

terça-feira, 7 de junho de 2016

UM GRITO DE ESPERANÇA!!!



   Lendo e pesquisando um pouco sobre a nossa recente história política, me deparo frente a uma figura de extrema relevância do governo "JK", seu assessor especial para assuntos internacionais da presidência da república, o SR. AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT, além de embaixador, foi empreendedor e poeta; e desta última característica foi o que me chamou a atenção - de maneira nenhuma desmerecendo seus outros talentos e contribuições - mas, em um de seus poemas faço questão de reproduzir parte dele, para nossa reflexão com o atual momento em que vivemos:

 "DESTE PLANALTO CENTRAL, DESTA SOLIDÃO QUE EM BREVE SE TRANSFORMARÁ EM CÉREBRO DAS ALTAS DECISÕES NACIONAIS, LANÇO OS OLHOS MAIS UMA VEZ SOBRE O AMANHÃ DO MEU PAÍS E ANTEVEJO ESTA ALVORADA COM FÉ INQUEBRANTÁVEL EM SEU GRANDE DESTINO" 

  Por fim... destaco ainda que o saudoso presidente Juscelino não se cansava de chamar Brasília de: A CAPITAL DA ESPERANÇA!

 Que esta mesma ESPERANÇA acompanhada de boas ações e muito trabalho honesto possa se multiplicar nos corações dos cidadãos de bem.

Você eleitor... tem este poder, reflita sobre isso!!!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O ESPERTO "SINCERO"..



 Pelo menos uma vez na vida, você deve ter se perguntado como pode um esperto parecer tão honesto,  pessoas que parecem verdadeiramente sinceras, gente do bem, que quer fazer o bem.

 Na hora você jura que o tal sujeito é verdadeiro, que é uma pessoa confiável e você até gosta dele pra caramba! Sente uma alegria no coração por ter encontrado uma pessoa tão legal e interessante, e ainda por cima interessada em fazer o bem de seus semelhantes.

 Honestidade significa, entre outras coisas, ser consequente, ou seja, você cumpre o que promete, fala o que pensa e faz o que diz. A honestidade tem uma coerência interna e é porque falta essa coerência que chegamos à conclusão que aquela sinceridade que na hora nos tocou o coração não era pura. Como é possível ser profundamente esperto e profundamente sincero ao mesmo tempo?

 Com certeza você deve estar pensando em alguém, mas a minha provocação - propositalmente - é para que fiquemos mais ATENTOS aos espertos "sinceros" que aparecem exatamente meste período pré-eleitoral. 


 Há uma explicação para isso, as coisas são menos malucas do que parecem ou mais malucas, dependendo do ponto de vista.

 É possível ter os opostos dentro de si: basta não se aperceber deles! Uma pessoa dividida internamente, pode na hora em que falar com você, por exemplo, querer lhe vender um produto, ser de alguma forma verdadeiramente sincera. É como um ator que faz tão bem sua parte que lhe convence porque ele está sinceramente e totalmente comprometido com a parte que está atuando. Ele está convencido de sua própria sinceridade e é este auto-convencimento que ele consegue convencer ( persuadir ) você!!!

 Somente o tempo e observando os demais comportamentos e escolhas que temos uma visão mais completa da pessoa em questão, o tempo irá desconstruir o esperto e consequentemente a "sinceridade" que nos parecia tão verdadeira na época da campanha.

 Com isso... usemos o tempo a nosso favor, debata... pesquise... escute... converse... analise... critique... elogie!!! invista seu tempo nestas eleições. 

Vitor Silva 
Psicólogo e Pós-graduado em RH.