Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O ESPERTO "SINCERO"..



 Pelo menos uma vez na vida, você deve ter se perguntado como pode um esperto parecer tão honesto,  pessoas que parecem verdadeiramente sinceras, gente do bem, que quer fazer o bem.

 Na hora você jura que o tal sujeito é verdadeiro, que é uma pessoa confiável e você até gosta dele pra caramba! Sente uma alegria no coração por ter encontrado uma pessoa tão legal e interessante, e ainda por cima interessada em fazer o bem de seus semelhantes.

 Honestidade significa, entre outras coisas, ser consequente, ou seja, você cumpre o que promete, fala o que pensa e faz o que diz. A honestidade tem uma coerência interna e é porque falta essa coerência que chegamos à conclusão que aquela sinceridade que na hora nos tocou o coração não era pura. Como é possível ser profundamente esperto e profundamente sincero ao mesmo tempo?

 Com certeza você deve estar pensando em alguém, mas a minha provocação - propositalmente - é para que fiquemos mais ATENTOS aos espertos "sinceros" que aparecem exatamente meste período pré-eleitoral. 


 Há uma explicação para isso, as coisas são menos malucas do que parecem ou mais malucas, dependendo do ponto de vista.

 É possível ter os opostos dentro de si: basta não se aperceber deles! Uma pessoa dividida internamente, pode na hora em que falar com você, por exemplo, querer lhe vender um produto, ser de alguma forma verdadeiramente sincera. É como um ator que faz tão bem sua parte que lhe convence porque ele está sinceramente e totalmente comprometido com a parte que está atuando. Ele está convencido de sua própria sinceridade e é este auto-convencimento que ele consegue convencer ( persuadir ) você!!!

 Somente o tempo e observando os demais comportamentos e escolhas que temos uma visão mais completa da pessoa em questão, o tempo irá desconstruir o esperto e consequentemente a "sinceridade" que nos parecia tão verdadeira na época da campanha.

 Com isso... usemos o tempo a nosso favor, debata... pesquise... escute... converse... analise... critique... elogie!!! invista seu tempo nestas eleições. 

Vitor Silva 
Psicólogo e Pós-graduado em RH. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário