Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2016

+ EDUCAÇÃO... MENOS cadeias!!!


    Olá amigos, mais uma vez me dirijo a vocês afim de expor meus pensamentos referente as questões do nosso dia a dia, e com isso quero fazer uma análise superficial da EDUCAÇÃO - do ponto de vista pedagógico - sobre sua influência no combate ao crime, ao mau feito, à contravenção, à violência.

    Todos nós sabemos que, quanto mais cheias estiverem nossas escolas de crianças e adolescentes mais vazias estarão nossas cadeias e nossas casas de internação para adolescentes em conflito com a Lei, tive a honra de estar servindo ao nosso povo de Itaboraí como Conselheiro Tutelar dos anos de 2005 a 2011, obtive uma rica experiência na defesa dos seus direitos durante todo este tempo, porém algo me chamava a atenção constantemente, o número de evasão escolar era alarmante, tínhamos uma adesão até satisfatória no ensino fundamental, mas quando se chegava ao ensino Médio o número de conclusão era muito inferior.

    Penso que temos muitos desafios tanto na escola pública quanto na escola  privada, mas fazer com que a escola seja objeto de satisfação aos nossos jovens e fazer isso de forma qualitativa, talvez seja o maior deles.

   Devemos também pensar num pacto político/administrativo, onde Executivo (prefeito), Legislativo (Câmara de Vereadores) e sociedade civil organizada venham  assumir e reorganizar METAS de melhoramento dos índices educacionais do nosso município, cito aqui por exemplo o PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE.

     É de extrema importância lembrar que é um compromisso de todos nós garantir o acesso da população mais pobre a Educação de qualidade, sugiro a implementação, em caráter complementar, dos programas de orientação e apoio as famílias, por meio da articulação das áreas da EDUCAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E ESPORTE E LAZER, com foco no desenvolvimento integral das crianças até completarem 12 anos. Com isso iremos fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência das nossas crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

   Pesquisei a respeito da EDUCAÇÃO em nosso município e fiz uma comparação sobre o ANALFABETISMO em relação aos nossos municípios vizinhos de Maricá, São Gonçalo e Niterói, os quatro formam os maiores do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (CONLESTE) em economia e número populacional, os dados são de 2010 e a fonte é do IBGE.

Taxa de ANALFABETISMO em:

 Niterói: 2,28%

São Gonçalo 3,56%

Maricá 4,89%

ITABORAÍ 6,41%

    Bom... frente estes dados e vendo a nossa decadente política municipal faço uma conclusão parafraseando Paulo Freire; Não é possível REFAZER este município, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescente brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o AMOR. 

Se a EDUCAÇÃO sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda!

     Neste ano temos eleições municipais... se esta é uma matéria importante para você e sua família, analise e escolha candidatos que apresentem propostas de melhoramento da qualidade de vida da nossa cidade.

Pense nisso!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário