Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PT Itaboraí: "Sim, nós podemos!"

 
Nesses nove meses de governo a presidenta Dilma lançou importantes políticas e programas que contribuem não apenas para a ampliação da inclusão social e o crescimento econômico como também para a geração de empregos e maior distribuição de renda, o fortalecimento da micro e pequena empresa, o desenvolvimento tecnológico e agora a formação profissional dos trabalhadores brasileiros. Tem enfrentado também com êxito as tensões políticas que levaram as mudanças ministeriais e avançou com a política de combate a corrupção sem, no entanto, se submeter à pauta da grande mídia conservadora.

A forte reação da oposição (DEM, PPS e PSDB), torcendo inclusive para o Brasil entrar na crise internacional do capitalismo provocada pelos ditos países desenvolvidos, é consequencia daquele conjunto de medidas que o governo vem tomando para consolidar e avançar no projeto nacional, democrático e popular. Esse é o ponto de partida conjuntural do PT  de Itaboraí para definir a sua atuação na realidade atual.
Desse modo, as tarefas do partido em nosso município não podem deixar de ser também parte integrante da nossa estratégia do ponto de vista eleitoral. Vejo que nossa principal tarefa é a condição necessária para fazermos avançar o projeto municipal democrático e popular e, dentro dele, fortalecer a unidade e o protagonismo da classe trabalhadora e de seus aliados estratégicos das classes médias urbanas e rurais.

Entretanto, mergulho nas complexas responsabilidades de organizar e unir o partido para que tenha traquejo de governar, o PT de Itaboraí afrouxou seus laços com a luta social, isso é grave, por conta de que cada brecha que se abre nessa área, rapidamente é ocupada pelas forças da direita capitalista local. Portanto se faz necessário o elevado tom do discurso petista na cidade para que possamos priorizar a reaproximação do partido com esses movimentos sociais, isso passa por uma reforma interna de entendimento das forças políticas do partido, também o questionamento dos parlamentares entre a relação com o partido e qual relação institucional com o governo? De coalisão ou de oposição?

Enfim, não é mais possível continuarmos com uma atuação tática sem o respaldo social, o PT é um partido das massas populares, o êxito da nossa estratégia municipal, depende obviamente, de atuações políticas corretas dos integrantes da direção do partido, a nossa força contra o poder da oligarquia dominante está no DNA da nossa política, por mais forte que o PT seja no Brasil se não incorporarmos nossos preceitos partidários numa política de aliança e estratégica, difícilmante teremos competência de governar nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário