Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Direitos Humanos e cultura de paz.

Os Direitos Humanos são uma importante ferramenta de proteção e defesa da cidadania já que possibilitam ao cidadão um mecanismo na defesa quando qualquer violação a eles acontece, os direitos humanos nascem com o Homem, fazem parte da nossa própria natureza humana e da dignidade que nos é inerente. Inspirada por essa concepção é a declaração universal dos direitos humanos, que aponta a DIGNIDADE de uma pessoa como o bem mais importante a ser protegido e garantido.

Esses direitos possuem algumas características que se identificam com sua natureza, pois fazem parte da própria essência e os diferem de outros direitos. Os direitos humanos são: UNIVERSAIS, pois se estendem a dodas as nações, raças e gênero humano e em todo o tempo; INALIENAVEIS, pois pertencem a essência do ser humano de forma indissociável; INVIOLÁVEIS, nenhuma autoridade ou pessoa pode atentar legitimamente contra eles.

Alem disso, na conferência mundial dos direitos humanos em Viena (1993), ressalta-se que "os direitos humanos das mulheres a das meninas são parte inalienável, integrante e indivisível dos direitos humanos universais" e todas as formas de violência e exploração devem ser eliminadas.

Por isso destaco aqui a importância dos programas MULHERES DA PAZ e PROTEJO diretamente ligado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), onde são trabalhados temas como: Mediação de conflitos, Juventude: revendo conceitos e preconceitos, facilitador social, relações de gênero, violência contra a mulher, drogas, promoção da saúde, enfrentamento a todas as formas de preconceitos, ética, sustentabilidade e empregabilidade.

Portanto, temos a grande oportunidade de estabelecer uma cultura de paz através das mulheres e dos jovens que trabalham em nossa comunidade através do PRONASCI, têem a garantia da mudança de pagadigma frente suas realidades sociais, investir na comunidade garantindo acesso a informação e a distribuição de renda, ainda não é a garantia, mas o primenro passo de termos dias melhores... dias de paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário