Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O VOTO

Em ciência política, O sufrágio "(do latm suffragium) é a manifestação direta ou indireta do assentimento ou não assentimento de uma determinada proposição feita ao eleitor, é uma forma de participação e demonstração de interesses dos indivíduos na vida pública, na sociedade política. No fundo é o direito ou a execução do direito de votar. Quando a participação é direta o povo decide os assuntos do governo e quando a participação é indireta são eleitos representantes para que sejam tomadas as decisões".

Sobre este aspecto, o voto é sobretudo a manifestação da opinião, é a expressão do modo de pensar do eleitor, como acontece na democracia direta, pois que, quando ele vota em uma determinada pessoa, manifesta sua concordância às ideias que pretende realizar ou defender na administração do estado ou no poder legislativo. Suposto que cada candidato aos cargos eletivos tem um programa a executar, tem pontos de vista dicotômicos ou não sobre as questões públicas, o voto que o eleitor lhe dá significa - ou era para significar - conformidade com esses pontos de vista, é também uma decisão sobre modos diversos de tratar os problemas da sociedade.

No entanto, não seria razoável considerar o voto como a decisão definitiva e refletida do indivíduo ante todos os problemas políticos, econômicos, jurídicos, filosóficos e sociais que o poder público enfrenta. Exigir uma tal capacidade de cada eleitor seria tornar o voto consciente impossível a uma grande parcela da população, isso por que, deixando de lado a cultura e a experiência excepcional que essa capacidade eleitoral pode ter, a verdade é que majoritariamente, os indivíduos não podem dedicar-se ao estudo dos problemas de governo para ter sobre a solução deles um juízo de valor firmado.
O que é razoável, sim, é considerar que o eleitor tem bastante discernimento para escolher pessoas que, por seus conhecimentos e idoneidade sejam capazes de governar bem, e o voto do povo é uma expressão da confiança que nelas deposita, nesse sentido, o exercício de votar é dar a representatividade e organização da confiança direta do eleitorado aos indivíduos eleitos.

Por outro lado, o voto significa também a participação do indivíduo na vida do estado, demonstra não só o seu interesse pelos destinos da sociedade política a que pertence como é ainda a concretização do seu direito a se fazer ouvir, a influir no governo, a emitir opinião sobre assuntos que lhe concernem diretamente.

Por essas e muitas outras razões, devemos valorizar - do ponto de vista moral e ético - o direito democrático do voto, que desde a redemocratização tem se aperfeiçoado em nosso país e particularmente em nosso município com o início da quebra das oligarquias regionais. Pense nisso!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário