Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Suicídio: um mau irreversivel

Tenho me interressado e me preocupado com o tema - suicídeo - desde a época da universidade, porém não quero me ater aqui aos termos e causas para tentar explica-lo, se é "melancolia", "fulga", "mecanismo de defasa", "reforço positivo"...  enfim, será que podemos evitá-lo? Getúlio Vargas por exemplo já havia anunciado de forma sutil  o seu lado suicida em seu primeiro governo. 

Bom, dentre muitas divergências de ideias pelas causas, um dado é concreto: nos últimos dez anos no Brasil as mortes causadas pelo suicídio aumentaram 17%. Ai vai um pequeno esdudo publicado por Lisandra Paraguassu, Ligia Formente e Rafael Moraes ( Agência Estado ).

"Embora o Brasil não tenha cultura ou tradição suicida, o mapa da violência/2011, divulgado pelo instituto Sangari e o Ministério da Justiça, revela que, das três causas de mortalidade violenta, os suicídios foram os que mais cresceram na década de 1998 - 2008: 17% tanto para a popuação total e tanto para os jovens (com idade entre 15 e 24 anos), as outras duas causas violentas de morte são os homicídios e os acidentes de transporte". 

"O mapa revela uma característica especial entre os municípios com índices exageradamente elevados de suicídios: vários deles são sedes de assentamentos de cominidades indígenas. É o caso de Amambaí e Paranhos, no Mato Grosso do Sul, que encabeçam a lista de suicídios na população total, ou de Dourados, também no Mato Grosso do Sul, e Tabatinga, no Amazonas, que lideram na lista de suicídios juvenis".

Portanto, não podemos ficar de braços cruzados com essa situação, será que nesses municípios teem CAPSI - Centro de atendimento Psicossocial, ou o CAPSI já não está mais dando conta?  Ou não tem psicólogos e psiquiátras suficientes? Porque não temos atendimento no CAPSI 24 horas? Fica ai um questionamento para refletírmos as demandas, no que diz respeito a saúde mental do nosso município, porque saúde é coisa séria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário